Sporos TI com Design

“Any intelligent fool can make things bigger and more complex... It takes a touch of genius - and a lot of courage to move in the opposite direction.” - Albert Einstein

O que é SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização de páginas Web cujo objetivo é o aumento e a melhoria do tráfego advindo de resultados de pesquisas nos diversos mecanismos de busca.

Aumentar o tráfego advindo de resultados de busca pressupõe garantir que o link para uma determinada página seja exibido o quanto antes (nas primeiras páginas e até mesmo nas primeiras posições) no resultado das buscas por certas palavras-chave. Melhorar o tráfego, no entanto, implica em garantir que o usuário encontre aquilo que desejava ao realizar a busca com os termos de pesquisa informados.

É importante lembrar que SEO é apenas uma atividade dentro de uma estratégia de marketing que visa o aumento da relevância de um Web Site. Por isso, não se deve considerar apenas o aspecto mecânico, isto é, como os algoritmos dos mecanismos de buscas indexam e organizam os resultados das busca, mas, principalmente, o aspecto orgânico, que remete à maneira com que as pessoas se referem a um dado assunto, produto ou serviço.

Por isso, uma verdadeira aplicação das técnicas de SEO começa com a construção e apresentação de informação de maneira clara, única, de modo que os mecanismos de busca indexem algo realmente atrativo e relevante e que seu Web Site cative seus usuários finais. Por outro lado, é necessário evitar más práticas de spandexing, que usam técnicas como link farming e keyword stuffing, usualmente confundidas com SEO por empresas e profissionais pouco capacitados. Tais práticas intentam burlar os filtros e algoritmos mais conhecidos (como GoogleBot ou Yahoo! Robot), mas geram uma má impressão ao usuário e degradam o valor de seu Web Site e a imagem de sua empresa.

Activity

No comments, leave your comment or trackback.

Leave a Reply


Search

The archives run deep. Feel free to search older content using topic keywords.